top of page
Buscar
  • Foto do escritorCP Odontológica

Quais cuidados devo ter ao usar aparelho ortodôntico?


Usar aparelho fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Após a colocação do aparelho é importante tomar alguns cuidados para não atrapalhar seu tratamento.


HIGIENE BUCAL - Realizar a higiene bucal durante um tratamento ortodôntico costuma ser mais demorado. Com tantos elementos extras para se preocupar, a faxina precisa ir além da escovação. Utilizando o fio dental específico para pacientes ortodônticos, fazendo o uso da escova interdental para tirar o acúmulo de placa dos dentes e bráquetes e finalizando com enxaguante, você consegue manter o equilíbrio do sorriso.


QUEBRAR UMA PEÇA DO APARELHO - Esse é um problema que comumente acontece com os pacientes e é uma das maiores causas para o atraso do tratamento. Por isso é importante seguir todas as recomendações do seu ortodontista. Ir às consultas de manutenção e evitar alimentos ou traumas que ocasionem este acidente é primordial. Usar protetor bucal para praticar esportes ou atividades físicas é uma boa atitude para proteger seu aparelho e dentes.


COMER ALIMENTOS DURO - Alimentos saudáveis e com uma certa crocância, como a maçã, ajudam a manter o fluxo salivar na boca, prevenindo os dentes das cáries. Por outro lado, existem aqueles que não são nada nutritivos e ainda colaboram para uma lesão no dente ou a perda de um bráquete. Pé de moleque, maçã do amor, caramelo, entre outros, devem ser suspensos, pelo menos, durante o tratamento ortodôntico.


CONSULTAS DE MANUTENÇÃO - Adiar as consultas de manutenção do aparelho só prolonga seu tempo de uso. Dê prioridade e visite seu ortodontista sempre que ele achar necessário. Não marque bobeira e leve o tratamento a sério.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page