• Foto do escritorCP Odontológica

Por que fumar não faz bem para a saúde bucal?

Dia 29 de agosto é Dia Nacional do Combate ao Fumo, aproveitamos para alertar que as doenças pulmonares – câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica – geralmente são lembradas quando se pensa nas consequências do tabagismo sobre a saúde. Mas, uma vez que o consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, não é surpresa que a saúde bucal também esteja incluída. Conheça os problemas que o hábito de fumar pode causar para sua saúde bucal:

- Câncer bucal: O câncer bucal envolve a mutação gradual das células sadias na boca e pode ocorrer de várias maneiras. O tabagismo desempenha papel significativo em muitos casos de câncer bucal diagnosticados a cada ano).

- Doença periodontal (gengiva): A doença periodontal, uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resulta de formações de bactérias bucais prejudiciais e pode levar à perda do dente. Mas as bactérias não são as únicas culpadas quando se trata de doenças periodontais.Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença periodontal do que os não fumantes.

- Mau hálito e dentes pigmentados: Além dos riscos mais graves de câncer bucal e doença periodontal, o tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário. Além disso, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau hálito.

Ao evitar o tabagismo e outros comportamentos de alto risco e consultar o dentista regularmente para consultas de rotina a pessoa poderá se prevenir de diversas doenças bucais no futuro.