• CP Odontológica

Extração de dentes. Em quais casos é necessário?

Existem cenários que nem mesmo um siso precisa ser extraído e que o molar pode conviver com os outros elementos sem causar nenhum problema. Entretanto, há situações em que um dente não pode ser salvo e que precisa deixar a arcada para não prejudicar a sua saúde bucal.

Confira 8 situações em que o dente precisa ser extraído:

1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa. 4) Necessidades ortodônticas: nos casos em que não há espaço suficiente na arcada para alinhar e nivelar os dentes.  5) Fraturas dentárias: principalmente quando atingem as raízes.  6) Dentes envolvidos em traços de fratura óssea na mandíbula ou no maxilar: Nesses casos, para que haja a consolidação da fratura, é necessária a extração do dente que está no caminho da lesão. 7) Pacientes que farão radioterapia na boca e que tenha o envolvimento dentário: a radioterapia promove o amolecimento dos dentes e se fizer a extração durante o tratamento radioterápico, pode evoluir para uma infecção, impedindo assim, a cicatrização normal. 8) Dentes supranumerários: podem gerar reabsorção radicular dos dentes que estão na arcada. Os dentes supranumerários, como o próprio nome já diz, são dentes que, por algum motivo, o organismo formou "a mais", e isso pode gerar alterações na arcada dentária.